Automóveis Itaperuna Imóveis Itaperuna Shop Itaperuna Balcão Itaperuna Catálogo de Empresas
  ENQUETES :::            :::::          Ajude a mudar Itaperuna!          :::::          Participe!          :::::          Dê a sua opinião!          :::::         

Turismo Página Inicial

...
Águas de Cubatão
(hoje com o nome de Super Ita)

Captada da rocha viva em terras da Fazenda Cubatão, dentro do 1º distrito de Itaperuna, a fonte hidromineral Cubatão foi descoberta por Lutergande Vieira em 1920.

Guardadas na lembrança de alguns senhores cujo tempo se encarregou de ocultar, as peculiaridades de sua glória e decadência por certo confundem-se em charme e história com as do Avahy e de Raposo. Poucos dados ficaram, como aqueles que confirmam o início de sua exploração comercial autorizada por decreto em 26 de maio de 1958. Quase três décadas mais tarde, em 1984, 216 mil litros em média de água da fonte eram engarrafados a cada mês para o abastecimento do mercado fluminense e de outros estados.No ano do centenário (1989), o processo de engarrafamento encontrava-se parado mas atualmente foi reativada.

A água mineral Cubatão, por sua vez, continua jorrando frescor e saúde numa bica protegida por um pequeno pavilhão de grades e concretos, na fazenda, a oito quilômetros do perímetro urbano de Itaperuna. O lugar é isolado e aprazível, destacando-se pastagens imensas de gado, árvores frutíferas e área aberta para piquenique e churrascos. Para se proteger das intempéries, o visitante encontra pequenas cabanas e bancos de cimento.

Análise e Composição provável da água Cubatão:
Sulfato de Cálcio 0,0148 g/l.
Bicarbonato de Cálcio 0,0107 g/l.
Bicarbonato de Magnésio 0,0361 g/l.
Bicarbonato de Potássio 0,0082 g/l.
Bicarbonato de Sódio 0,0046 g/l.
Cloreto de Sódio . .0,0191 g/l.
Sílica 0,0080 g/l.
Óxido de Ferro Alumínio 0,0003 g/l.

Fonte: Itaperuna-RJ 1889-1989 Guia Turístico e Informativo Damadá Artes Gráficas e Editora Ltda.


© Copyright 2003-2016 - ItaperunaOnline.com.br ::: Todos os direitos reservados