Automóveis Itaperuna Imóveis Itaperuna Shop Itaperuna Balcão Itaperuna Catálogo de Empresas
  ENQUETES :::            :::::          Ajude a mudar Itaperuna!          :::::          Participe!          :::::          Dê a sua opinião!          :::::         

Personalidades Históricas Página Inicial

...

MÉDICOS

Alves de Brito

"Com a deposição do governador Francisco Portela, o Dr. Costa Azevedo voltou a presidir à Câmara, sendo mais tarde substituído pelo Coronel João Antônio Alves de Brito, proprietário da fazenda das "Três Barras", situadas no distrito de Laje do Muriaé, como lugar - tenente do seu antecessor.
A administração do Coronel Alves de Brito, assinalou-se por uma série de fatos que não lhe deixaram margem de cuidar do govêrno municipal, com a eficiência que se esperava de seu largo tirocínio, sua admirável capacidade de trabalho, servidos por uma inteligência de escol que punha em destaque as suas maneiras de alta distinção social.
Dêsses fatos, o de maior relêvo, foi a revolta da Armada Brasileira, ocorrida no ano de 1893, nas capitais do país e do Estado, chefiada pelo Almirante Custódio José de Melo, que alterou por muito tempo a vida administrativa do Município, obrigando-o a realizar despesas extraordinárias, de grande vulto, as quais desequilibraram as nossas finanças.
Outros fatores que muito concorreram para a ruma da administração Alves de Brito, foram as lutas políticas locais, pelas competições partidárias e os maus elementos que o cercaram procurando tirar partido da situação anormal que avassalou o Município, bem como a falta de escrúpulo de seus auxiliares, na aplicação do numerário da prefeitura, à sua revelia, cuja responsabilidade assumira, quando interpelado pelo vereador da Laje, Capitão Lucas Martins Barbosa, em plena sessão da Câmara. Eleito Deputado Federal por êste distrito (naquela época, alguns Municípios formavam um distrito eleitoral; o que nos correspondia era o 2º distrito), alguns anos mais tarde, o Coronel Alves de Brito vendeu a sua fazenda neste Município, mudando-se para a Capital Federal, onde faleceu relativamente moço, com 55 anos de idade, ali residindo a sua viúva e filhos, atualmente. (1930)."

Fonte: A Terra da Promissão (Major Porphírio Henriques)

 

Tancredo Lopes

"O Presidente da Câmara, em 1930, foi o Dr. Tancredo Lopes, eleito vereador no grande movimento operado neste Município, pelas classes conservadoras que assumiram a administração municipal, derrotando a chapa do govêrno. Essas classes tomaram posse do govêrno municipal em janeiro de 1930, sendo, porém, depostas no mês de outubro dêsse ano, em virtude da vitória da revolução de outubro do dito ano.
Político de remarcado prestigio, abalizado e humanitário clínico, o Dr. Tancredo Lopes, desde largos anos tem sido figura de destaque nos meios políticos e sociais do Município, tendo ocupado todos os seus postos de representação, tais como: vereador, presidente da Câmara, prefeito municipal e deputado estadual. A despeito de sua ação filantrópica no exercício da nobre profissão que abraçou, conseguiu o Dr. Tancredo Lopes acumular apreciável fortuna, que lhe assegurou uma existência feliz e de abastança, adquirida pelo seu esfôrço e trabalho honrado.

Faleceu em 1948.
DEPUTADO TANCREDO LOPES

- 1916 - 15 de setembro - Apresenta um projeto em favor dos dentistas práticos, dispondo que onde não tiverem êsses profissionais formados, poderão aquêles exercer essa profissão.
- 1916 - 15 de setembro - Apresenta uma emenda ao projeto no 2.391, sôbre a criação da prefeitura de Itaperuna e cria uma taxa destinada ao saneamento do Município.
- 1917 - 15 de outubro - Justifica uma emenda sôbre a criação do Tribunal de Contas do Estado, refendo-se que as contas dos Municípios devam ser examinadas por aquêle, sempre que houver recurso por um vereador ou contribuinte."

Fonte: A Terra da Promissão (Major Porphírio Henriques)