Automóveis Itaperuna Imóveis Itaperuna Shop Itaperuna Balcão Itaperuna Catálogo de Empresas
  ENQUETES :::            :::::          Ajude a mudar Itaperuna!          :::::          Participe!          :::::          Dê a sua opinião!          :::::         

Curiosidades Página Inicial

...

Pontes

          Quando a cidade ainda não tinha ponte sôbre o Muriaé, a travessia do rio se fazia em uma barca, na altura de Cubatão, a qual era de propriedade do Sr. João Bernardo de Campos, que ficou conhecido por "João da Barca". Isso, até 1893, ano em que foi construída uma ponte de madeira sôbre êsse rio, ao lado do edifício da prefeitura, às expensas do Estado, sendo seu empreiteiro o Sr. Manoel Francisco dos Reis Távora. Essa ponte foi feita por Cr$ 35.000,00.
          Os seus pilares, em número de nove, foram levantados em alvenaria, em perfeita técnica de construção, e são os mesmos sôbre os quais foi, quando da reconstrução dessa ponte, em 1935, adaptada uma laje de cimento armado, cuja ponte é a atual que liga as duas partes da cidade.
          Existe também, abaixo dessa ponte, em relação à corrente d'água, cêrca de 800 metros, uma ponte metálica, construída pela Estrada de Ferro do Carangola, em 1881, que serve de leito dos trilhos dessa ferrovia (hoje, E. E. Leopoldina), que além de tecnicamente bem feita, é uma obra de arte.
          A Estrada de Ferro Leopoldina cogita, no momento, de alargar essa ponte, a fim de dar passagem às suas máquinas e carros que deseja introduzir nos seus serviços, bem mais largos, em caráter de melhoramento.
          Também os poderes públicos graças ao alongamento da cidade nas margens do rio Muriaé, está procedendo a estudos, no sentido de mandar construir outra ponte, dentro da cidade, na altura da Estação Rodoviária, a fim de melhor servir aos interêsses da população.


© Copyright 2003-2016 - ItaperunaOnline.com.br ::: Todos os direitos reservados