Automóveis Itaperuna Imóveis Itaperuna Shop Itaperuna Balcão Itaperuna Catálogo de Empresas
  ENQUETES :::            :::::          Ajude a mudar Itaperuna!          :::::          Participe!          :::::          Dê a sua opinião!          :::::         

Curiosidades Página Inicial

...

Eleição na Monarquia - Vitória dos Republicanos
Caso virgem na história do Brasil

          Concluídas as obras para construção dos edifícios públicos, o então Presidente da Província, Conselheiro José Bento de Araújo, por Decreto de 23 de março de 1889, designou o dia 10 de maio daquele ano, para ter lugar a eleição para composição da Câmara Municipal da nova Vila, encarregando, pelo mesmo Decreto, à Câmara de Campos a que êste território pertencia, de fazer a eleição, proceder à sua apuração e dar posse aos vereadores eleitos. Constituída a primeira Câmara Municipal dêste Município, em 4 de julho de 1889, verificou-se que a sua maioria era de vereadores republicanos, fato virgem nos anais da História do Brasil! Itaperuna, quase perdida no sertão, com a vitória da idéia republicana, em pleno regime monárquico, dava um claro e verdadeiro testemunho da consciência cívica de seu povo altivo e independente, e parecia indicar às outras comunidades o caminho por onde o povo brasileiro devia seguir para conquistar o govêrno do povo, para o povo e pelo povo.
          À frente da massa republicana, encontrava-se a figura ímpar do grande chefe municipal, Dr. Costa Azevedo, médico na Laje do Muriaé, o polarizador das mais sentidas aspirações dos itaperunenses daquela época.


© Copyright 2003-2016 - ItaperunaOnline.com.br ::: Todos os direitos reservados